Durante décadas a população de Minador do Negrão teve que se deslocar para municípios vizinhos para a realização de exames de ultrassonografia, tendo despesas com transporte e alimentação. Mas essa realidade mudou e os procedimentos estão sendo feitos no próprio município, desde esta sexta-feira (05).
Servidora da secretaria municipal de Saúde há 28 anos, Dona Sandra disse estar emocionada por participar das conquistas que nunca foram vistas na área da Saúde. “É a primeira vez que estamos presenciando ultrassonografia aqui no posto de saúde. Estamos muito felizes. Realmente é um momento histórico e emocionante para a gente que sente na pele o sofrimento das pessoas que precisavam ir à outros municípios”, constatou.
Já a gestante e também servidora Rita de Cássia, destacou a qualidade e a agilidade para a entrega dos exames. “Isso nunca aconteceu! Fiz duas ultrassom agora pouco e já estou indo para casa com os resultados em mãos. Além de ser longe, tínhamos que esperar mais de quinze dias para receber”, revelou.
A agricultora e gestante Maria das Graças da Silva Nunes, que mora no município há 41 anos, saiu da UBS satisfeita em saber o sexo da filha. “Me sinto muito feliz. Já escolhi até o nome. Tudo muito rápido. É uma conquista muito importante para o nosso povo, primeiramente graças a Deus e também ao prefeito Josias Aprígio”, destacou.
De acordo com o prefeito, Josias Aprígio, os procedimentos serão realizados mensalmente. “É só o começo da nossa gestão. Vamos dar uma nova imagem ao município, só que dessa vez positiva. Estamos dando passos largos para que o nosso município se desenvolva e sirva de modelo de gestão para toda região. Estamos arrumando a casa, mas também estamos apresentando resultados que estão mudando para melhor a vida das pessoas”, disse.
A secretária municipal de Saúde, Tereza Rocha, explicou que os exames serão realizados mensalmente e para o agendamento basta comparecer à sede da secretaria. “Inicialmente, serão realizados 70 procedimentos mensalmente, dos mais diferentes tipos, como abdômen total, gestacional, endovaginal, entre outros. Estamos seguindo os protocolos sanitários de forma rigorosa, sem aglomeração e tomando as medidas de prevenção como a distribuição de álcool em gel e a obrigatoriedade do uso de máscaras”, concluiu.