As inscrições para os cursos de Mecanização Agrícola e Olericultura Básicas foram liberadas pela Prefeitura de Minador do Negrão, nesta quarta-feira (24), através da secretaria municipal de Agricultura, em parceria com o Sindicato Rural de Palmeira dos Índios e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
O curso de Mecanização Agrícola será realizado de 16 à 18 de março, e o de Olericultura, de 23 à 25 do mesmo mês. Ambos são gratuitos. Os participantes receberão certificado técnico emitido pelo SENAR.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Nielson Barros, os interessados devem comparecer na sede da secretaria para a realização de matrícula. “Temos 18 vagas para cada curso. É uma oportunidade muito boa para a capacitação para quem atua na área agrícola”, explicou.
O secretário disse, ainda, que “a ideia no curso de Olericultura é para que possam surgir novos produtores na região, onde a produção pode ser utilizada para subsistência e também para venda. Atualmente, o PAA compra hortaliças para creche e escolas nos municípios vizinhos. A ideia é que este recurso circule no próprio município”, justificou.
Ainda segundo o secretário, todas as normas sanitárias em prevenção à COVID-19 serão seguidas, com a obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool em gel.
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA E OLERICULTURA
O principal objetivo da mecanização é o emprego e uso adequado de máquinas e equipamentos agrícolas. Realizar a otimização de seu uso e principalmente proporcionar ganhos na produtividade do setor. Tudo isso aliado à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
Olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas.